Silicone nas mamas interfere na mamografia?

Não diretamente. A alta densidade do silicone pode, eventualmente, sobrepor-se a alguma lesão mamária, impedindo o seu diagnóstico. Porém, essa possibilidade é remota e sempre é analisada pelo médico que solicitou o exame.

É necessário utilizar roupa especial para os exames de imagem?

É importante observar que alguma parte do vestuário sobre a região estudada pode interferir diretamente no resultado, gerando falsas imagens (artefatos). Além disto, a Imagem Clínica fornece roupas adequadas para a realização dos exames de imagem, para maior conforto dos clientes e para evitar que, eventualmente, alguma substância utilizada durante o exame (meios de contraste) possa danificar as roupas. É importante ressaltar que os profissionais que realizam exames de imagem utilizam aventais especiais, que contêm uma camada de chumbo. Isto é feito para proteção destes profissionais, que estão diariamente expostos a pequenas doses de radiação.

Por que comparecer acompanhado para o EEG?

Para uma maior qualidade do exame, é uma boa norma a realização do traçado eletrencefalográfico em vigília, sonolência e sono. Algumas vezes, o registro em sono é necessário, como na investigação das epilepsias. Assim, solicitamos aos clientes que venham realizar o exame em privação de sono e, em algumas situações, torna-se necessária a sedação, após a qual o cliente não poderá dirigir veículos ou até mesmo sair desacompanhado do laboratório.

Quando eu fizer exames, poderei ter acesso pelo telefone?

A retirada de exames é realizada apenas na recepção da clínica, ainda não entregamos resultados de nenhuma outra forma.

É utilizado contraste no exame de ultrassom?
Recentemente foram desenvolvidos meios de contraste específicos para o ultrassom. Entretanto, sua utilização é muito restrita. Cada caso é analisado por médicos que decidem se há necessidade ou não de utilização dos meios de contraste.
O que é um contraste?

Meio de contraste é uma substância utilizada em exames de diagnóstico por imagem para contrastação de partes do organismo. Torna possível analisar em detalhes as regiões do organismo interessam ao médico que solicitou o exame. Os meios de contraste podem ser administrados via oral, intra-venosa, intra-arterial, uretral, retal, nas glândulas salivares ou em outras situações específicas como fistulografias, ductografias, etc. A escolha da melhor forma de administração depende do exame solicitado e da região de interesse. Os meios de contraste são utilizados em exames radiológicos, tomografia computadorizada, ressonância magnética e mais recentemente em ultrassons. Cada caso é analisado por médicos que decidem se há necessidade ou não de utilização dos meios de contraste.

Exames que pedem jejum têm de ser feitos sempre de manhã?

Nem todos. Desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas.

E eletrocardiograma com febre?

Tudo bem. Só que, se não houver urgência, o melhor é deixá-lo para quando estiver bem.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search