plantao-24-horas-aside

O doppler vascular é um exame que utiliza ondas de ultrassom e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sanguíneos (veias e artérias), por isso, também é chamado de ultrassom vascular.

Orientações antes do exame :
O doppler vascular não exige jejum ou outro cuidado especial para a sua realização.

Indicações:
– O doppler arterial (realizado nas artérias) é indicado para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias , causando um estreitamento das mesmas). As principais manifestações da aterosclerose, nas quais , o doppler vascular é utilizado, são: a doença vascular cerebral (doppler de carótidas e artérias vertebrais), doenças da aorta e doença arterial periférica (doppler de artérias renais, mesentéricas e dos membros inferiores).
O doppler de carótidas é muito utilizado para avaliar se há um espessamento do revestimento interno destas artérias (espessura médio-intimal). O aumento da espessura médio-intimal é uma evidência incial de aterosclerose.Pacientes com espessamento médio-intimal são considerados de maior risco para as manifestações clínicas da aterosclerose, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral.
Além da aterosclerose e as suas complicações, como a trombose, o ecodoppler vascular arterial também é indicado para diagnosticar outras doenças , como as embolias (deslocamento coágulos ou vegetações que se desprendem do coração e obstruem as artérias) , os aneurismas (dilatações anormais das artérias) e as má formações congênitas.
– O doppler venoso (realizados nas veias) é indicado para o diagnóstico de trombose venosa profunda (formação de coágulos nas veias profundas , os quais que podem se deslocar em direção à circulação dos pulmões , acarretando um tromboembolismo pulmonar).O doppler venoso ainda permite avaliar as veias superficiais e as veias perfurantes (está últimas ligam as veias superficiais com as profundas), avaliando melhor os quadros de insuficiência venosa (varizes dos membros inferiores) , os quais podem causar edema (inchaço) e desconforto nas pernas.

Preparo para realização do exame

A grande maioria dos ecodopplers não necessita de preparo algum. O exame é simples e indolor. O paciente estará apto a voltar para casa assim que o procedimento for finalizado.

Most Recent Projects

Fale Conosco WhatsApp