Tudo que você precisa saber sobre H1N1

 In Curiosidades

A H1N1 ou Gripe A se espalhou pelo país novamente. O alto número de infectados e mortes assustou famílias de todo o Brasil e deu início a uma corrida por vacinas, remédios e muito álcool em gel para tentar evitar a doença. A gripe H1N1 é uma doença respiratória aguda e é diferente de uma gripe comum por ser causada por um subtipo do vírus Influenza.

A família A conta com H1N1 e H3N2, por isso são conhecidas como Gripe A, e a B é a gripe comum. Os sintomas são semelhantes aos das gripes que estamos acostumados: dor no corpo, fraqueza, mal-estar, febre alta, tosse, espirros e dor de cabeça, com acréscimo de dificuldade respiratória.

O vírus se propaga com a saliva e secreções respiratórias, geralmente com espirro e tosse. Nas partículas que caem em superfícies e objetos, o vírus pode ficar ainda ativo por 10h. A transmissão do vírus se passa nos 5 primeiros dias do doente, que são os dias mais graves e com risco de vida. Após a fase mais forte, significa que o corpo reagiu, e o vírus já está em concentração tão baixa no corpo e na saliva, que a chance de transmissão cai para praticamente zero.

O Ministério da Saúde selecionou os grupos de risco para a doença: crianças de até 05 anos, grávidas, índios, idosos, agentes de saúde e portadores de doenças crônicas, por serem grupos mais fragilizados ou mais expostos. As campanhas de saúde priorizam esses pacientes, que devem tomar Tamiflu (Oseltamivir). Normalmente é preciso tomar a cada 12h por 5 dias, mas o período pode se estender por 10 dias. As demais pessoas podem ser tratadas apenas com analgésicos, anti-inflamatórios e xarope.

As medidas mais importantes de prevenção são a higienização das mãos com frequência com água e sabão ou alcool em gel. Mal reparamos, mas tocamos nosso rosto 2 a 3 vezes por minuto. Ao tocar em corrimãos de ônibus, escadas, apertos de mão, passamos para o rosto essas possíveis regiões contaminadas com partículas de um espirro de horas atrás. Além disso é recomendável manter os ambientes arejados, ventilados, limpos e evitar aglomerados de pessoas. Comer bem, se hidratar e praticar atividades físicas também ajudam a manter o corpo saudável e de melhor resposta imunológica, protegendo contra contaminação de partículas de baixa concentração.

A vacina contra o H1N1 é conhecida como vacina contra a gripe. Existem 02 tipos diferentes: uma é trivalente, ou seja, imuniza três tipos distintos do virus influenza: dois tipos do tipo A e um do tipo B (normalmente escolhem o vírus mais recorrente do ano, já que o tipo B está em constante mutação). Além desta, existe a vacina tetravalente, contra dois virus do tipo B e 2 do tipo A;

A proteção se inicia pelo menos após 14 dias da aplicação, e torna mais eficiente depois de 30 dias. Pessoas que se vacinam anualmente costumam ter resposta mais rápida. Pessoas com diminuição da imunidade por quimioterapia e HIV positivo podem responder mais lentamente ou nem podem se vacinar.

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Fale Conosco WhatsApp